terça-feira, 28 de junho de 2011

Góis: Pré-candidato a Prefeito de Apuiarés

Francisco José Barbosa Góis, filho de José Augusto Mota Góis e Matilde Barbosa Góis, nasceu em 04 de dezembro de 1950, e desde o seu nascimento é domiciliado em Apuiarés. Góis casou com Francisca Zirlanda Bernado Góis com quem teve três filhos: Nauber Góis, Nélio Bernardo e Nilton Bernardo.

Durante sua trajetória estudantil, cursou até a 4ª série na Escola Izolda na comunidade de Jaburu em Apuiarés. Em 1963 no Colégio Liceu do Ceará na cidade de Fortaleza, concluiu o 1º grau. Cursou o 2º grau nas Escolas Joaquim Nogueira (1° e 2° ano) e Julia Jorge (3° ano). Em 1982 graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Após a conclusão do curso de Administração, trabalhou na Companhia Brasileira de Armazenamento (CIBRAZEM), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura do Governo Federal. Na CIBRAZEM, exerceu o cargo de Chefe da Divisão de Administração. Em 1991, época da fusão da CIBRAZEM com a Companhia Brasileira de Alimentos (COBAL) e Companhia de Financiamento da Produção (CFP), foi criada a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em que ocupou o cargo de Técnico Administrativo, permanecendo até a presente data no quadro funcional da Empresa.

Em 1988 foi eleito Vereador de Apuiarés pelo Partido Social Liberal (PSL) e reeleito em 1993 ainda pelo PSL. Góis foi um vereador exemplar, conhecido em todo o município pela implantação de projetos de água e energia nas comunidades rurais de Apuiarés, através do Projeto São José do Governo do Estado do Ceará.  Fundou a Associação Beneficente do Vale do Curu (ABVC), em 1988, uma organização social cuja missão é defender os direitos sociais da população do Vale do Curu, em especial, os apuiarenses.

Em 1996 foi eleito Prefeito de Apuiarés pelo Partido Social Democrata (PSD), disputando a eleição com Raimundo Simplício de Souza do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 2000 foi reeleito Prefeito pelo mesmo partido, sendo a disputa eleitoral com Roberto Sávio Gomes da Silva do já extinto Partido da Frente Liberal (PFL). 

Em 2008, retomou a disputar a Prefeitura de Apuiarés, agora pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), contra seu maior rival político, Roberto Sávio Gomes da Silva  do Partido Republicano Progressista (PRP), porém, não obteve bons resultados, foi derrotado por uma diferença de 382 votos. 

Com este perfil, Góis faz parte da Lista dos Pré-Candidatos às eleições de 2012 com a missão de promover o desenvolvimento do município de Apuiarés.