terça-feira, 21 de junho de 2011

Apuiarés: Adel e Banco do Nordeste realizam palestra sobre Pronaf Jovem

 
No último dia 14 de junho, aconteceu no Centro Comunitário Cecília Ieda em Apuiarés, mais um encontro de mobilização dos jovens do município para o Projeto Empreendedorismo do Jovem Rural.

O evento foi apresentado pela gerente de projetos de jovens da Adel – Aurenir Luz e começou com o cadastro dos jovens presentes no local. O projeto pretende atender 30 jovens em Apuiarés e um total de 100 jovens no Médio Curu, a ideia é capacitar os jovens para acessar o Pronaf jovem e implantar unidades produtivas em suas comunidades, recebendo assistência técnica da Adel.

Na ocasião, Adriano Castro, gerente de operações de crédito do Banco do Nordeste, ministrou palestra sobre as condições para acesso ao Pronaf Jovem. Os jovens puderam tirar dúvidas e relatar suas experiências com o acesso a crédito.

Após a palestra, a gerente de projetos de jovens da Adel fez a apresentação do Projeto Empreendedorismo Juvenil no Semiárido. “O objetivo do projeto é promover o empreendedorismo e o desenvolvimento do jovem rural do Território dos Vales do Curu e Aracatiaçu através de processos educativos e participativos, integrados à comunidade, visando à sustentabilidade e à garantia da qualidade de vida, tendo como consequência a melhora do meio rural,” reforça Aurenir.

O projeto contará com a colaboração dos jovens ADR's (Agentes de Desenvolvimento Rurais) formados pelo Programa Empreendedorismo do Jovem Rural - PEJR.

Estavam presentes no evento, Wagner Gomes, diretor executivo da Adel, Edmundo Soares, presidente do Conselho de Desenvolvimento Territorial – CDT, Nívea, representante da Secretaria de Agricultura de Apuiarés, Iris Maria, representante do segmento de juventude da Fetraece, Everardo Alves, presidente da Associação dos Apicultores de Lagoa das Pedras, Alzirene presidente da Associação de Riacho do Paulo, além de representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apuiarés.

Fonte: http://adel-ce.blogspot.com/