Para a maioria dos partidos políticos a escolha dos candidatos aos cargos municipais para as eleições do próximo ano deixa de lado a qualificação, a honorabilidade, o compromisso com o bem fazer pelo engrandecimento do Município e a qualidade de vida da população dos pretensos gestores e legisladores, considerando que são fatores menos influentes para definir os ungidos. O preponderante para detentores da parte cartorária das agremiações, é ter nomes com apelo popular, com perspectiva de vencer as eleições, ficando a administração e o bem-estar da população, como coisa de menor importância.
Em Apuiarés a disputa por essas vagas foi lançada. Dentro de mais dez dias, termina o prazo de filiação partidária para quem queira ser candidato a vereador ou a prefeito, nas eleições do dia 7 de outubro do próximo ano. Este é o momento de maior agitação em todos os partidos, tanto em razão da cooptação para o fortalecimento das chapas a serem apresentadas em junho de 2012 como para segurar os que já estão.
O Vereador Edmundo em seu informativo impresso, divulgou a sua 2ª Colocação, com 24% contra 42% do Gois, em uma enquete sobre pré-candidaturas, do Blog Apuiarés Online, não divulgando a colocação do pré-candidato Marcelo Pinho. Mas no Blog podemos verificar que ele aparece em 5º lugar com 5%. Embora esse tipo de enquete não tenha credibilidade, Edmundo acha importante essas preferências espontâneas nessa parcela de pessoas que tem acesso a internet, por serem formadoras de opinião.
Na realidade as principais forças políticas de Apuiarés estão entre o Prefeito Roberto e o ex-prefeito Gois e são desses dois líderes que sairão as indicações que liderarão a disputa política do próximo ano. Outras pretensas lideranças, algumas ainda não provaram que tem votos, ou não se elegendo a Vereador ou não mostrando votos nas eleições para deputado. Na realidade fogem de uma disputa onde o seu nome possa ser testado. Mas como lideranças que já provaram que são detentores de votos e bastante disputadas pelos partidos para pré-candidatos a vice-prefeitos estão: Zezim Peixoto, Doé, Zé Augusto e Cesar Pretinho, mas ainda desponta lideranças novas que vem se destacando como Edmundo e Marcelo Boa.
No jogo político o ex-prefeito Gois, aposta na seriedade, competência, honestidade, transparência e credibilidade. Já o Prefeito Roberto, político nato e bastante popular, não podendo mais ser candidato, está com a difícil missão de escolher seu sucessor, destacando-se nessa escolha, o seu vice-prefeito Marcelo Pinho que começou na frente e agora o Vereador Edmundo, havendo também, segundo algumas manifestações, a intenção do Prefeito em lançar candidato o seu sobrinho Kadu Napravnik, filho da irmã Ielda, caso Marcelo Pinho não saia do marasmo nas preferências dos apuiareenses. Apuires.com juntou em duas fotos os possíveis pré-candidatos a prefeito e a vice.
Fonte: http://www.apuiares.com