Raimundo Nonato Alves Soares, ou Edmundo, como é conhecido, nasceu em 14 de dezembro de 1971 em Lagoa das Pedras, pequena localidade a 6 km da sede do Município de Apuiarés. Filho de Raimundo Barreto Alves e Maria do Carmo Soares Alves. Edmundo é casado com Maria Rafaela Alves Vieira Soares, tem três filhos: Edy Michael, Patrícia Brenda e Érica Letícia.
Estudou na escola Raimundo Alexandre em Lagoa das Pedras e na Escola São Sebastião em Apuiarés. Fez o ensino médio em Itapipoca na escola Joaquim Magalhães e CEJA. Cursou cooperativismo de produção na Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Edmundo, desde adolescente, participou do grupo de jovens da Pastoral da Juventude, fundou em 1997 o grupo Juventude 2000 que contribuiu muito durante cinco anos com a formação de aproximadamente 100 jovens, integrou-se aos movimentos sociais e sindicais. Trabalhou na Cáritas Diocesana de Itapipoca durante oito (08) anos onde tinha como seu superior o Bispo diocesano Dom Benedito, durante este período atuou e coordenou as CEBs – Comunidades Eclesiais de Base.
Em Apuiarés, animou as CEBs juntamente com João Cabral fazendo encontros e celebrações nas comunidades. Ainda hoje é sempre convidado a celebrar principalmente em novenários de festas de padroeiros. Foi através deste trabalho que Edmundo incentivou e ajudou a eleger João Cabral presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Foi também através da Cáritas que Edmundo conseguiu trazer as primeiras cisternas de placas para o município de Apuiarés. Trabalhou quatro anos no Cetra – Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador, onde continuou conseguindo cisternas que já beneficiou quase todas as comunidades do município.
Em 2007 foi eleito coordenador do CDT – Conselho de Desenvolvimento Territorial dos Vales do Curu e Aracatiaçu, Território da Cidadania do Governo Federal.
Na política se candidatou a vereador em 2000 alcançando uma primeira suplência. Em 2004 tentou novamente se eleger, porém mesmo sendo o mais votado, a coligação não atingiu o coeficiente eleitoral e não pode assumir. Em 2008 foi eleito para seu primeiro mandato e hoje ocupa a Presidência da Câmara de Apuiarés. Edmundo tem procurado construir um mandato popular, servindo com espírito público aos eleitores e cidadãos apuiarenses, procurando atender da melhor forma possível suas demandas, contribuindo para que o vereador exerça com responsabilidade seu papel de fiscalizador do Poder Público.