terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pentecoste ganha prêmio do PNUD


Os três Municípios finalistas do prêmio PNUD/ Assembleia Legislativa do Ceará - Eucurtoessacidade foram divulgados no último dia 21, durante a I Feira de Conhecimento de Barbalha, no Cariri. Durante a solenidade de anúncio dos vencedores foi assinado o Pacto da de Erradicação da Pobreza, que inclui a participação do Programa das Nações Unidades (PNUD), empresários, Governo do Estado e representantes da iniciativa privada.

O primeiro lugar para o prêmio "Eucurtoessacidade" ficou com a cidade de Pentecoste, como o Projeto Tecnologia Social de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Agência de Desenvolvimento Econômico Local), resultado da mobilização de jovens de comunidades rurais do semiárido cearense, que tiveram a oportunidade de ir para a universidade pública.

O prêmio foi entregue pelo representante do Governo do Estado, na solenidade, o secretário das Cidades, Camilo Santana. O projeto "Estratégia Trevo de Quatro Folhas", da Prefeitura de Sobral, obteve o segundo lugar, com premiação entregue pelo embaixador das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek; o deputado estadual, Antônio Carlos, representando o presidente da Assembleia legislativa do Estado, deputado Roberto Cláudio, fez a entrega do prêmio para o Projeto Desenvolvendo Gerações, do Instituto de Educação Portal - IEP, da cidade de Pacajus.

Os outros seis Municípios que concorreram receberam o reconhecimento com menção honrosa. Os vencedores serão agraciados em três níveis: local; nacional e internacional. Serão concedidos aos vencedores, por meio da premiação local, bolsa integral de curso de pós-graduação na Universidade do Parlamento; divulgação do projeto premiado; stand na I Feira do Conhecimento de Barbalha e documentário na TV Assembleia e Cartilha produzida pelo Inesp sobre o prêmio. Já a premiação nacional inclui viagem a Minas Gerais para conhecer as melhores práticas de erradicação da pobreza daquele Estado. No internacional, uma viagem a Nova York, com participação em reunião da ONU.

Dr. Fábio Alves é pré-candidato a prefeito de Apuiarés em 2012


O Ex-Prefeito da cidade de Apuiarés, Francisco Fábio de Castro Alves, Popularmente conhecido como Fábio Alves, que governou a cidade de seu berço no período de (1983 - 1988), Está novamente decidido a pleitear nas eleições de 2012 a sucessão do Robertão.

Em uma conversa informal com seu circulo de amigos, Dr. Fábio Alves como é carinhosamente chamado por seus correligionários, anunciou neste final de semana que devido ao chamamento de seus conterrâneos e com os requisitos para preencher uma candidatura verdadeiramente popular, tomou essa importante decisão, não sem antes ouvir o povo em uma breve consulta popular.

Fábio Alves que durante o seu período a frente do município de Apuiarés deixou sua marca registrada em todas as comunidades onde o seu lema é: "Os mais carentes governam comigo", é o que pode ser chamado de um POLÍTICO FICHA LIMPA e que tem um passado totalmente voltado para os anseios de seu povo.

Fonte: http://www.noticiasdepentecoste.com/

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PMDB de Apuiarés realiza convenção

PMDB de Apuiarés realizou no último do dia 01/10, sua Convenção Municipal. Estiveram no evento o prefeito de Apuiarés Roberto Gomes (agora do PSD), o vice Marcelo Pinho (PMDB), além de vereadores, lideranças, deputado estadual Rogério Aguiar, deputado federal José Airton e o ex-prefeito Itapajé dr. Kelsen.

Segundo o deputado federal, José Airton, o candidato a prefeito de Apuiarés em 2012, Marcelo Pinho (PMDB), demonstra competência, companheirismo e seriedade para administrar o município de Apuiarés a partir de 2013.

O evento também contou com a participação do cantor Luizinho de Iraucuba.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tejuçuoca, Apuiarés e General Sampaio serão contemplados com Escola Profissionalizante


O governador Cid Gomes e a secretária de educação Izolda Cela inauguram no dia 29 de setembro, mais uma Escola Estadual de Educação Profissional. Dessa vez o município contemplado foi Pedra Branca, no Sertão Central. A unidade de ensino poderá matricular até 540 alunos, em tempo integral, em quatro cursos profissionalizantes. O investimento contou com recursos dos Governos do Estado e Federal, no valor de R$ 6,8 milhões. Com 12 salas de aulas, a estrutura é constituída de auditório para 200 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Os estudantes terão ainda Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. O espaço ainda disporá de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. As Escolas Estaduais de Educação Profissional começaram a ser implantadas em 2008 com o compromisso de promover a articulação do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho.

Estiveram presentes à cerimônia de inauguração da escola o deputado federal Danilo Forte e o prefeito de Tejuçuoca Edilardo Eufrásio. Na ocasião Izolda Cela informou que os municípios de Tejuçuoca, Apuiarés e General Sampaio serão contemplados, em consórcio, com uma escola profissionalizante do mesmo porte. Para tanto a prefeitura de Tejuçuoca disponibilizará o terreno – com dimensões de 100x400m - para construção do prédio.  Em breve técnicos do governo do estado estarão no município para avaliar o terreno. Outras cidades que também deverão ser beneficiadas são Boa Viagem, Cariré, Iguatu, Itapajé, Itarema, Jucás, Limoeiro do Norte, Maranguape, Marco, Nova Olinda, Novo Oriente, Pacujá, Palmácia, Redenção, Santa Quitéria, Uruburetama, Independência, Barro e Brejo Santo. 

Fonte: Blog do Mardem

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Saiba o que é necessário para ser candidato em 2012


A um ano das eleições municipais de 2012, O POVO traz o passo a passo para uma candidatura. Se você quer ser candidato e ainda não está filiado a um partido político, corra. O prazo de filiações vai somente até sexta-feira.

A caminhada para quem deseja ser candidato nas eleições municipais de 2012 já começou. Na próxima sexta-feira estaremos a um ano do pleito e o postulante já tem de estar filiado ao partido político pelo qual pretende disputar as eleições. Esse é o primeiro passo a ser seguido para a conquista de uma possível candidatura.

Com a filiação garantida, o cidadão que deseja ser candidato em 2012 tem de participar da convenção do seu partido, em junho, e tem de ser escolhido pelos membros da sigla como candidato a prefeito, a vice-prefeito ou a vereador, cargos que serão disputados no próximo ano.

Logo após essa etapa, o candidato terá o seu registro de candidatura avaliado pela Justiça Eleitoral, que verificará, de acordo com algumas condições previstas na Constituição Federal, se o candidato pode realmente concorrer ao pleito.

Condições

Segundo o assessor-chefe da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Giancarlo Priante, para disputar as eleições, algumas das exigências são que o candidato seja brasileiro, esteja em pleno exercício de direitos políticos e tenha idade mínima para o cargo que pleiteia. No caso de prefeito e vice-prefeito, a idade mínima é de 21 anos, enquanto que para vereador é de 18 anos. “Isso na data em que ele tomará posse. Ele pode ser candidato a prefeito, por exemplo, aos 20 anos, desde que até o dia 1º de janeiro, que é o dia que ele tomará posse ao cargo, ele complete os 21 anos”, explicou o assessor.
Também é imprescindível que o postulante possua título eleitoral, ou seja, esteja inscrito no cadastro de eleitores, e tenha quitação eleitoral. “Se ele não estiver quite, precisará regular a situação junto à Justiça Eleitoral, até o registro de sua candidatura”, alerta Priante. 

Ainda de acordo com o assessor, o candidato tem que votar (ter domicilio eleitoral) na circunscrição onde ele pretende exercer o mandato, pelo menos um ano antes das eleições. Além disso, para a lista ficar completa, o postulante tem de preeencher as condições de elegibilidade, que estão detalhadas na Constituição Federal, e não estar inserido em hipótese de inelegibilidade, como ter um terceiro mandato consecutivo como prefeito, ser analfabeto ou ser cônjuge ou parente até o segundo grau do prefeito da cidade em que deseja ser o chefe do Executivo municipal.

“Para o ocupante do cargo de prefeito, caso queira ser candidato a outro cargo, como por exemplo vereador, ele teria que renunciar 6 meses antes, portanto em abril de 2012”, acrescenta.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

Até 5 de julho de 2012, depois de realizadas as convenções partidárias, as siglas devem requerer à Justiça Eleitoral os registros das candidaturas de seus candidatos. Após o pedido, a campanha eleitoral pode começar.

Passo a passo da filiação 

O POVO traz o passo a passo de filiações em três siglas de Fortaleza:

PSDB
1 - Dirigir-se ao Diretório Municipal no qual o eleitor tenha domicílio eleitoral;
2 - Preencher ficha de filiação;
3 - A ficha será abonada por um membro do Diretório local;
4 - A ficha será assinada pelo Presidente do respectivo Diretório;
5 - A secretária do partido registra a filiação no livro de filiados;

PT
1 - Preencher a ficha de filiação, com todos os dados solicitados, pagando uma taxa de R$ 5 referente à carteira de filiado que será confeccionada;
2 – Abonar a ficha por um membro da direção estadual ou municipal do partido;
3 - Aguardar a aprovação da filiação que é feita periodicamente na Executiva Municipal;
4 - A instância municipal encaminha em 30 dias os pedidos de filiação abonados à Secretaria de Organização Nacional para serem incluídos no Cadastro Nacional de Filiados (CNF).


PMDB
1 - O pedido será formulado em quatro vias de ficha padronizada e será abonado por filiado no mesmo Diretório, por Senador, Deputado Federal ou Estadual do partido;
2 - A ficha será recebida por qualquer membro da Comissão Executiva Municipal;
3 - Não havendo impugnação, a Comissão decidirá nos três dias subsequentes sobre a filiação.