terça-feira, 12 de julho de 2011

Servidores do Detran no Ceará declaram greve

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) decretaram oficialmente greve no início da noite desta terça-feira (12). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran-CE), os servidores reivindicam a restruturação do Plano de Cargos e Carreiras que teria sido autorizada pelo governador do estado, Cid Gomes (PSB), durante reunião ocorrida em 11 de janeiro, com previsão de conclusão dos estudos para maio deste ano.

Os servidores pedem a contratação de profissionais para todos os cargos do órgão que há 32 anos não realiza concurso público. A categoria propõe também a criação do Grupo Ocupacional Atividades de Gestão, Educação e Fiscalização de Trânsito e Transporte (GEFTT) e de um grupo de treinamento para aperfeiçoamento profissional, além de aumento salarial.

A proposta apresentada pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag-CE) e pelo Detran inclui a realização de concursos públicos somente para a área técnica e não altera o atual quadro salarial. Sobre a criação de grupos ocupacionais de apoio aos servidores, a Seplag e o Detran propõem a manutenção das instâncias já existentes.

Segundo a assessoria do Sindetran, o órgão deve operar com 30% do efetivo de servidores a partir das 8h desta quarta-feira (13). Ainda segundo os assessores do sindicato, a categoria realiza uma manifestação na manhã desta quarta no entorno da sede do Detran para mobilizar os funcionários e deve se reunir durante o dia para decidir os próximos passos da greve.

Assembléia decidiu pela paralisação

A decisão foi tomada em assembleia geral da categoria, que contou com a participação de 80 funcionários, dos quais 55 votaram pela greve. Segundo a assessoria do Detran-CE, o número de servidores que compareceu à assembleia e que votou a favor da greve, 55 votantes, é pequeno se comparado ao quadro de funcionários total do Detran-CE, que conta atualmente com mais de 600 servidores. Para que a greve seja legal, é necessário que pelo menos 30% da categoria mantenha as atividades.

Fonte: G1/ceara

Polícia do Ceará cria o Comando Tático Rural


Policiais que comporão o Comando Tático Rural (Cotar) iniciaram os treinamentos no último domingo (11) na Secretaria Estadual de Segurança Pública. Eles recebem treinos para combater tráfico de droga e de armas, roubo de cargas e assalto a bancos no interior do Ceará, tendo em vista o aumento no índice desses crimes na região.

De acordo com assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social foram escolhidos alguns dos soldados mais experientes para compor a nova unidade. Alguns têm passagem na Guarda Nacional. Eles atuarão nas áreas consideradas mais sensíveis, sobretudo no limite entre municípios.

Além dos policiais com treinamento especial, dois dos três helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) estão atuando no interior do estado.

Nesta terça-feira (12), a Secretaria de Segurança Pública promove uma demonstração de treinamento da unidade da Polícia Militar que atuará no interior do estado. A demonstração ocorre na Academia Estadual de Segurança Pública, Avenida Perimetral, 1253, a partir das 15h.

Fonte: G1/ceara

Diário da Justiça Eletrônico publica o calendário para as Eleições 2012


O Diário da Justiça Eletrônico publica, na edição desta sexta-feira (8), o Calendário para as Eleições 2012. A Resolução 23.341/2011, que trata do calendário, foi aprovada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão do dia 28 de junho e traz as principais datas a serem observadas por eleitores, partidos políticos, candidatos e pela própria Justiça Eleitoral. Em 2012, os eleitores brasileiros vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.566 municípios. 

O primeiro turno das eleições municipais será no dia 7 de outubro e o segundo turno será no dia 28 de outubro. Para participar das eleições, os partidos terão até 7 de outubro deste ano para obter registro no TSE. O limite é o mesmo para os candidatos filiarem-se às legendas. A partir do primeiro dia do ano da eleição, os institutos de pesquisa ficam obrigados a registrar oficialmente seus levantamentos. Também a partir desse dia, governantes ficam proibidos de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente. As convenções para escolha dos candidatos devem ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho

Nesse período, emissoras de rádio e TV estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidato escolhido em convenção. Após isso, partidos e coligações têm até o dia 5 de julho para registrar seus candidatos. No dia seguinte, fica liberada a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda gratuita na internet. No dia 6 de agosto os candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral, para divulgação pela internet, a primeira prestação de contas parcial dos recursos recebidos para financiamento de campanha. A segunda prestação de contas parcial deve ser apresentada por candidatos e partidos políticos até o dia 6 de setembro. 

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na TV começa no dia 21 de agosto e termina em 4 de outubro, três dias antes da realização do pleito.  Nos municípios onde houver segundo turno, a propaganda fica permitida já a partir do dia 8. Em rádio e TV, já pode começar dia 13 de outubro e se estende até o dia 26. No dia 6 de novembro acaba o prazo para partidos e candidatos – exceto os que forem para segundo turno –encaminharem à Justiça Eleitoral as prestações de contas do primeiro. Os candidatos que concorrerem no segundo turno têm até 27 de novembro para prestar contas. O eleitor que não votar no primeiro turno tem até o dia 6 de dezembro para justificar sua ausência ao juiz eleitoral. Quem não votar no segundo turno tem até 27 de dezembro para se justificar. A diplomação dos eleitos deve acontecer até o dia 19 de dezembro.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral
Agencia de Notícias de Justiça Eleitoral

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Como o dinheiro público é roubado de prefeituras

Num jogo de cartas marcadas, as licitações de obras e serviços no Interior se tornaram alvo fácil de empresas fraudulentas que seduzem gestores e servidores municipais. O resultado é corrupção, enriquecimento ilícito e manutenção do poder. A empresa libera os pagamentos concedendo a nota fiscal por serviços não prestados - ou mal prestados, ou ainda realizados por servidores do próprio Município.

O rombo nos cofres públicos pode se originar na contratação irregular da empresa que fornece a merenda escolar, realiza o transporte dos estudantes de escolas municipais, aluga veículos, terceiriza serviços. O mesmo método é repetido não apenas por um, mas por vários esquemas de corrupção apontados e investigados pela Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público Estadual (MPE), em parceria com órgãos controladores estaduais e federais.

Nos últimos dois anos, a Procap denunciou esquemas de corrupção que afetaram pelo menos sete gestões municipais e repercutem até hoje. “A fraude em processo licitatório é a porta de entrada para o cofre onde está o dinheiro público”, assevera o promotor Luiz Alcântara, membro da Procap. As investigações têm apontado que o dinheiro desviado está na conta privada de gestores, parentes de gestores e empresas pertencentes a gestores.

Causas

Mais uma vez, as prefeituras estão no centro das denúncias de corrupção. Segundo os órgãos controladores, há várias explicações para isso. O chefe da Controladoria Geral da União no Ceará, Luiz Fernando Menescau de Oliveira, afirma ter a convicção de que o momento atual, com tantas denúncias de corrupção, reflete maior envolvimento da população, mais transparência, maior acesso aos órgãos controladores e maior engajamento desses órgãos.

Ele reforça a importância da sinergia, que ultrapassa as dificuldades estruturais e segue um plano estratégico pra combater a corrupção. “Cada órgão tem sua expertise. O Ministério Público Estadual (MPE) aciona a Justiça, mas precisa de ajuda no que tange às fiscalizações. Nós, da CGU, podemos fiscalizar recursos federais. Já a Polícia Federal faz levantamentos e investigações. O trabalho está sendo mais efetivo”, argumenta.

Ele elogia o trabalho do Tribunal de Contas dos Municípios, (TCM) que disponibilizou a ferramenta do Portal da Transparência a todos os municípios. “Se temos mais informações, mais transparência, é natural que se encontrem mais problemas relacionados às contas públicas”.

Para ele, o cenário atual revela também mudança de mentalidade. “Sem dúvida, temos hoje o Judiciário acompanhando a evolução das demais instituições, cada vez mais preocupado com os anseios da sociedade”, comemora.

Além do que já foi descoberto, há diversas investigações em andamento. Muito mais coisas estão por vir à tona.

Fonte: O Povo Online

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Vereador Edmundo: Pré-Candidato a Prefeito de Apuiarés

Raimundo Nonato Alves Soares, ou Edmundo, como é conhecido, nasceu em 14 de dezembro de 1971 em Lagoa das Pedras, pequena localidade a 6 km da sede do Município de Apuiarés. Filho de Raimundo Barreto Alves e Maria do Carmo Soares Alves. Edmundo é casado com Maria Rafaela Alves Vieira Soares, tem três filhos: Edy Michael, Patrícia Brenda e Érica Letícia.

Estudou na escola Raimundo Alexandre em Lagoa das Pedras e na Escola São Sebastião em Apuiarés. Fez o ensino médio em Itapipoca na escola Joaquim Magalhães e CEJA. Cursou cooperativismo de produção na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Edmundo, desde adolescente, participou do grupo de jovens da Pastoral da Juventude, fundou em 1997 o grupo Juventude 2000 que contribuiu muito durante cinco anos com a formação de aproximadamente 100 jovens, integrou-se aos movimentos sociais e sindicais. Trabalhou na Cáritas Diocesana de Itapipoca durante oito (08) anos onde tinha como seu superior o Bispo diocesano Dom Benedito, durante este período atuou e coordenou as CEBs – Comunidades Eclesiais de Base.

Em Apuiarés, animou as CEBs juntamente com João Cabral fazendo encontros e celebrações nas comunidades. Ainda hoje é sempre convidado a celebrar principalmente em novenários de festas de padroeiros. Foi através deste trabalho que Edmundo incentivou e ajudou a eleger João Cabral presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Foi também através da Cáritas que Edmundo conseguiu trazer as primeiras cisternas de placas para o município de Apuiarés. Trabalhou quatro anos no Cetra – Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador, onde continuou conseguindo cisternas que já beneficiou quase todas as comunidades do município.

Em 2007 foi eleito coordenador do CDT – Conselho de Desenvolvimento Territorial dos Vales do Curu e Aracatiaçu, Território da Cidadania do Governo Federal.

Na política se candidatou a vereador em 2000 alcançando uma primeira suplência. Em 2004 tentou novamente se eleger, porém mesmo sendo o mais votado, a coligação não atingiu o coeficiente eleitoral e não pode assumir. Em 2008 foi eleito para seu primeiro mandato e hoje ocupa a Presidência da Câmara de Apuiarés. Edmundo tem procurado construir um mandato popular, servindo com espírito público aos eleitores e cidadãos apuiarenses, procurando atender da melhor forma possível suas demandas, contribuindo para que o vereador exerça com responsabilidade seu papel de fiscalizador do Poder Público.

Vem aí o 11º Festival do Milho


No dia 09 de julho a comunidade de Recanto do Massapê em Apuiarés realizará o 11º Festival do Milho. O evento contará com maratonas, bingo, jogos, comidas típicas, quadrilhas juninas, forró e escolha da Rainha do Milho 2011.

Gabinete de Cid Gomes diz que 'não torceu pela queda de ministro'

O chefe do gabinete do governador do Ceará, Ivo Gomes (PSB), afirmou nesta quarta-feira (6) em nota sobre a saída do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), que "não torceu pela queda de nenhum ministro, mas espera que o próximo titular da pasta dos transportes recupere as condições de tráfego das BRs cearenses, que continuam péssimas”. O governador Cid Gomes (PSB) está na China em busca de investimentos para a produção de etanol no estado.

O governador do Ceará, Cid Gomes classificou o ministro de “inepto, incompetente e desonesto”, por conta do estado das rodovias federais cearenses. Cid chamou também de "laia" e "antro de roubalheira" o Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão responsável pela manutenção de estradas federais. 

Em 11 de maio, Nascimento ingressou queixa-crime no Superior Tribunal de Justiça acusando Cid Gomes de injúria e difamação. Durante a crise, o governador participou de um rali na BR-222 em protesto contra a buraqueira da rodovia

O pedido do STJ foi rejeitado pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará na última quinta-feira (30) por 40 votos a dois em sessão secreta.

Fonte: G1/Ceara

Charge do Dia

terça-feira, 5 de julho de 2011

Sindsep Apuiarés estréia programa Radiofônico na Vila FM

O Sindsep Apuiarés todos os sábados de 11 às 12 horas, através da radio comunitária 98.7 pertencente a ABVC, faz chegar aos servidores e a população em geral muita informação sobre suas atividades na luta para garantir direitos aos funcionários públicos municipais; como também muito entretenimento, com música da melhor qualidade. 
 
É com satisfação que comunicamos aos servidores de Apuiarés que estreamos no dia 02 de julho de 2011, às 17 horas, na rádio 98.7 de Vila FM. É mais um espaço adquirido pelo Sindsep para divulgar o trabalho que vem sendo desenvolvido por esta entidade. 

Com este novo programa, estaremos trazendo informações importantes que irá chegar também aos servidores mais longínquos. É o Sindsep fazendo chegar a quase totalidade dos trabalhadores do serviço público informações de interesse relevante e que vem sendo realizadas pelo Sindsep na luta para garantir o respeito e a valorização dos servidores de nosso município.

Fonte: SindSep Apuiarés

IV Festival Junino da EPC Apuiarés

A Escola Popular Cooperativa de Apuiarés (EPC Apuiarés) realizará no próximo sábado (09/07) o IV Festival Junino. O evento acontecerá na sede da EPC na Rua Manuel Soares Guimarães, a partir das 19h, e contará com diversas apresentações culturais por parte dos estudantes da Escola, além de comidas típicas.

A direção da EPC em nome dos estudantes e facilitadores, convidam a todos os apuiarenses a se fazerem presentes ao grande arraiá.

Dica de Blog


Mais um blogueiro em Apuiarés!

Em junho, o químico aposentado, Célio Alves (foto), filho de Apuiarés, inaugurou seu espaço virtual. Residindo na comunidade de Vila Soares, atualmente, está à frente da Associação Comunitária de Vila Soares e da direção da Rádio Comunitária Vila FM.

Confira mais no endereço:
http://cellioalves.blogspot.com/

Imperdível: XVI Chitão de Apuiarés


O tradicional Chitão de Apuiarés marca o encerramento das Olimpíadas da nossa cidade e acontecerá a partir das 23h do dia 24 de julho no Centro Comunitário Cecília Ieda em Apuiarés. As atrações ficam por conta das bandas: Novo Balancear e Forró Terra Quente.

Vem aí a XXVIII Olimpíadas de Apuiarés

Entre os dias de 19 a 23 de julho, acontecerá em nossa cidade, a XXVIII Olimpíadas de Apuiarés, que contará com a participação da maioria dos municípios da região, já confirmaram presença: General Sampaio, Tejuçuoca, Paramoti, Pentecoste, Paracuru, Umirim, Itapajé, Paraipaba, Miraima e São Gonçalo do Amarante.

Parabéns a Prefeitura Municipal de Apuiarés, na pessoa do prefeito Roberto Sávio por fazer sempre mais pela Cultura e pelo Esporte no incentivo a juventude apuiareense e região.

TRE-CE marca eleições suplementares em Jardim e Umirim

O Tribunal Regional Eleitoral aprovou, durante sessão nessa noite de segunda-feira, as resoluções que disciplinam as eleições suplementares nos municípios de Jardim e Umirim, onde os prefeitos e vice-prefeitos, eleitos em 2008, foram cassados pelo TRE.

Nos dois municípios, as eleições foram marcadas para o próximo dia 4 de setembro.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima