terça-feira, 28 de junho de 2011

Góis: Pré-candidato a Prefeito de Apuiarés

Francisco José Barbosa Góis, filho de José Augusto Mota Góis e Matilde Barbosa Góis, nasceu em 04 de dezembro de 1950, e desde o seu nascimento é domiciliado em Apuiarés. Góis casou com Francisca Zirlanda Bernado Góis com quem teve três filhos: Nauber Góis, Nélio Bernardo e Nilton Bernardo.

Durante sua trajetória estudantil, cursou até a 4ª série na Escola Izolda na comunidade de Jaburu em Apuiarés. Em 1963 no Colégio Liceu do Ceará na cidade de Fortaleza, concluiu o 1º grau. Cursou o 2º grau nas Escolas Joaquim Nogueira (1° e 2° ano) e Julia Jorge (3° ano). Em 1982 graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Após a conclusão do curso de Administração, trabalhou na Companhia Brasileira de Armazenamento (CIBRAZEM), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura do Governo Federal. Na CIBRAZEM, exerceu o cargo de Chefe da Divisão de Administração. Em 1991, época da fusão da CIBRAZEM com a Companhia Brasileira de Alimentos (COBAL) e Companhia de Financiamento da Produção (CFP), foi criada a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em que ocupou o cargo de Técnico Administrativo, permanecendo até a presente data no quadro funcional da Empresa.

Em 1988 foi eleito Vereador de Apuiarés pelo Partido Social Liberal (PSL) e reeleito em 1993 ainda pelo PSL. Góis foi um vereador exemplar, conhecido em todo o município pela implantação de projetos de água e energia nas comunidades rurais de Apuiarés, através do Projeto São José do Governo do Estado do Ceará.  Fundou a Associação Beneficente do Vale do Curu (ABVC), em 1988, uma organização social cuja missão é defender os direitos sociais da população do Vale do Curu, em especial, os apuiarenses.

Em 1996 foi eleito Prefeito de Apuiarés pelo Partido Social Democrata (PSD), disputando a eleição com Raimundo Simplício de Souza do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 2000 foi reeleito Prefeito pelo mesmo partido, sendo a disputa eleitoral com Roberto Sávio Gomes da Silva do já extinto Partido da Frente Liberal (PFL). 

Em 2008, retomou a disputar a Prefeitura de Apuiarés, agora pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), contra seu maior rival político, Roberto Sávio Gomes da Silva  do Partido Republicano Progressista (PRP), porém, não obteve bons resultados, foi derrotado por uma diferença de 382 votos. 

Com este perfil, Góis faz parte da Lista dos Pré-Candidatos às eleições de 2012 com a missão de promover o desenvolvimento do município de Apuiarés.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Enquete sobre os pré-candidatos a Prefeito de Apuiarés

Sabe-se que as pesquisas feitas através de enquetes em blogs ou sites da internet não têm qualquer validade como amostragem científica. Isto ocorre porque estes levantamentos estão sujeitos a vários tipos de interferência tecnológica e à insegurança típica da web, que não dão garantias da exatidão de um voto por pessoas ou por máquina (computador), como deveria ser em tais questionamentos. Mas não deixa de ser curioso e atua fortemente sobre o imaginário coletivo da sociedade, sobretudo quando se trata de política, saber os resultados de uma enquete, como a que o Blog Apuiarés Online, está realizando sobre os nomes que poderiam vir a ser candidatos a Prefeito de Apuiarés nas eleições de 2012.

No momento em que escrevo esta noticia, às 22h51min da segunda-feira, 27/06/2011, a enquete no Blog aponta: Góis aparece em primeiro, com 33% dos votos, Edmundo, aparece  em segundo lugar com 20% das intenções. Em terceiro vem Fábio Alves, com 17%, seguido por
Milton do Zezé, que apresentam 12% de intenções e Cecília Matos com 8% dos votos.

Devido ao grande número de acessos ao Blog Apuiarés Online, mais de 1200 somente hoje, a administração do Blog decidiu publicar o perfil dos pré-candidatos que atingirem o mínimo de 200 votos.

O Custo dos Políticos Brasileiros

domingo, 26 de junho de 2011

O Ataque dos novos cangaceiros em Apuiarés

Crime organizado invade a cidade de Apuiarés com armas pesadas e espalha medo e violência


Sete décadas depois da morte de Lampião, moradores da pequena cidade de Apuiarés, sertão do ceará, experimenta o terror típico dos tempos do cangaço. Como naquela época, bandos armados invadem os lugarejos, saqueiam e desaparecem tão rápido quanto surgiram. A diferença é que agora os bandidos usam modernas armas de guerra e não saem a galope em cavalos. O alvo do roubo também mudou: agora são milhões de reais guardados nos cofres das agências bancárias.

 

Atualmente, os ladrões estão ligados às grandes facções do crime organizado que debandaram para municípios como Apuiarés, onde a segurança é menor e o lucro é grande. Com isso, muitas cidades do interior deixaram de ser recantos de paz e sossego e a população está assustada com a escalada da violência. 

 

Não faltam exemplos para comprovar essa falta de policiamento. Numa ação ousada realizada no último dia 24 de junho, dois assaltantes, identificados como Kevi Moreira de Sousa e Francisco Gilson Uchoa Coelho, ambos naturais de Canindé, invadiram a cidade de Apuiarés, atacaram uma agência lotérica no Centro, fizeram várias pessoas de reféns e, na fuga, roubaram uma ambulância da Prefeitura que se aproximava do hospital municipal. Felizmente os bandidos foram presos, os reféns liberados e o dinheiro e veiculo foram recuperados.

 

Hoje, menos de 48 horas do acontecido, a cidade de Apuiarés volta a ser atacada. Numa ação ousada, um bando formado por, aproximadamente, 12 bandidos armados com armas de grosso calibre e explosivos invadiram a cidade, abriram fogo contra o destacamento que no momento contava apenas com dois policiais, que foram rendidos e presos na delegacia de Apuiarés. A quadrilha usou dinamite para arrombar o caixa da Agencia do Bradesco. 

 

Entretanto, os explosivos não atenderam as expectativas dos bandidos que fugiram sem levar o dinheiro. Os policiais de Apuiarés tão logo foram liberados da cadeia pediram reforços aos municípios de Pentecoste, Paracuru e Canindé.

 

Nós, moradores de Apuiarés, não podemos ser reféns dos bandidos, nossos governantes precisam imediatamente repensar formas de dotação dos seus efetivos de policiais e, ao mesmo tempo, ações de forma qualificada e estratégica no combate a estes crimes.

 

Nós, sociedade civil, devemos está organizada para cobrar, tanto dos bancos como do governo, ações que possam coibir e até a acabar com estes atos que no dia-dia tem carregado nosso cotidiano com tristezas, violência e terror. 

 

Não podemos aceitar a banalização da violência em Apuiarés!!!

Assaltantes atacam novamente o município de Apuiarés

Na madrugada deste sábado para domingo por volta de duas horas da manha, os moradores  de Apuiarés distante 128 km de Fortaleza viveram momentos de verdadeiro terror.

Cerca de dez bandidos fortemente armados com armas de grosso calibre e explosivos invadiram a cidade, abriram fogo contra o destacamento  que no momento contava apenas com dois policiais e enquanto mais dois bandidos ficavam vigiando o restante do bando se deslocava para a agencia do Bradesco onde usaram bananas de dinamite para arrombar aquela agencia bancária.

Não se sabe o que deu errado mas, os explosivos não atenderam as expectativas dos bandidos que fugiram sem levar nada. Os policiais de Apuiarés tão logo foram liberados pediram reforço no que  foram atendidos por Pentecoste, Paracuru e Canindé

Após a fuga, a quadrilha evadiu-se tomando o rumo da cidade de General Sampaio, e conseqüentemente Paramoti vislumbrando a saída pela 020, no que ao avistarem uma patrulha do policiamento de Canindé se aproximando abandonaram os carros e se embrenharam pelo mato onde nesse momento há um grande aparato policial visando a captura dos bandidos, mas até o momento ninguém foi preso.

Fonte:http://www.noticiasdepentecoste.com

sábado, 25 de junho de 2011

Dupla é presa em ambulância

Os assaltantes acabaram cercados pela PM na BR-222, em Caucaia. Dentro da ambulância, estavam as duas armas

Depois de atacar uma agência lotérica e levar R$ 12 mil, os assaltantes roubaram a ambulância, mas foram capturados

A pacata cidade de Apuiarés (a 128Km de Fortaleza) teve a paz quebrada, na tarde de ontem, pela ação violenta de assaltantes. Os bandidos invadiram a cidade, atacaram uma agência lotérica no Centro, fizeram várias pessoas de reféns e, na fuga, roubaram uma ambulância da Prefeitura que se aproximava do hospital municipal. Em seguida, os ladrões desapareceram com o veículo oficial em direção ao Município de Tejuçuoca.

Mas a fuga dos criminosos não durou muito tempo. Em fuga no veículo, com dois reféns, eles acabaram sendo cercados pela Polícia Militar na BR-222, na altura do bairro Padre Júlio Maria, no Município de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza).

Os dois assaltantes, identificados como Kevi Moreira de Sousa, 27; e Francisco Gilson Uchoa Coelho, 18, ambos naturais de Canindé, foram presos ainda com as armas usadas no assaltos, um revólver calibre 32 e uma pistola de calibre 7.65, além do dinheiro roubado, aproximadamente R$ 12,2 mil.

Cercados

A operação policial que resultou na captura dos criminosos foi realizada por patrulhas do Ronda do Quarteirão (de prefixos RDs 1110 e 1111), com o apoio de equipes do 12º Batalhão (Caucaia). Um dos acusados (Kevi) já tinha antecedentes criminais por roubo.

O assalto ocorreu por volta das 15h30, quando dois homens, armados com revólveres ou pistolas, invadiram a lotérica situada na Avenida 25 de Janeiro. "Havia muitas pessoas no local. Eles (os ladrões) ameaçaram atirar em quem tentasse reagir. Pegaram o dinheiro todo e saíram correndo em direção à Prefeitura", contou à Reportagem, por telefone, o radialista Lucas Soares, de uma emissora FM daquela cidade. Segundo ele, apesar do pânico, os populares que estavam na fila para receber dinheiro ou efetuar pagamentos obedeceram às ordens dos assaltantes.

Ambulância

"Logo em seguida, depois que roubaram o dinheiro, eles saíram correndo e, perto da Prefeitura, fizeram um refém, pois os policiais estavam próximos. Mas eles (os PMs) preferiram não atirar para não atingir as pessoas que estavam na rua", completou Soares. Um homem que passava pelo local foi atacado. "Ele ainda reagiu, mas não adiantou", completou. Com o refém dominado, os dois assaltantes seguiram a pé até as proximidades do Hospital Municipal São Sebastião. "Naquele momento, ia se aproximando uma ambulância. Eles fizeram o motorista parar o carro e entraram levando o refém", completou Lucas Soares.

 

Com uma arma apontada para sua cabeça, o motorista da ambulância não teve como reagir. Seguiu em fuga, em alta velocidade, levando os dois criminosos e o segundo refém.
 
Logo que os bandidos desapareceram, os policiais do destacamento da PM daquela cidade entraram em contato com as unidades policiais das cidades próximas pedindo para ser montado um cerco.


FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA
Fonte: DN

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Se a eleição para Prefeito de Apuiarés fosse hoje em quem você votaria?


Estamos há pouco mais de um ano do início da corrida eleitoral de 2012. Embora falte ainda um bom tempo para o início das convenções partidárias muito se comenta a respeito dos possíveis candidatos a Prefeitura de Apuiarés.

Por conta disso, resolvemos fazer uma enquete para saber o que os leitores do Blog Apuiarés Online esperam da eleição para Prefeito de Apuiarés em 2012.

Sabemos que os resultados de enquetes não são uma pesquisa eleitoral, mas um mero levantamento de opiniões, sem controle de amostras, não utiliza método científico para a sua realização, e depende apenas da participação espontânea das pessoas. 

Dentre os inúmeros nomes citados em conversas pelas ruas de Apuiarés, escolhemos 09 (nove) nomes, são eles: Cécilia Matos, Charlys Gomes, Doé, Edmundo, Fábio Alves, Góis, Marcelo Pinho, Milton do Zezé e Zezim Peixoto (VOTE AO LADO).

O Blog Apuiarés Online é um espaço aberto a todos que queiram deixar suas opiniões, comentários e depoimentos. Utilize o espaço de comentários de nosso Blog ou envie um e-mail para apuiaresonline@yahoo.com.br.

Nota Importante:
Nos termos do Art. 15 da Resolução TSE n. 22.623, que dispõe sobre as pesquisas eleitorais, esta enquete não se trata de pesquisa eleitoral, descrita no Art. 33 da Lei Federal n. 9.504/97, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea dos internautas.

Divulgado resultado do primeira chamada do Sisu

O Ministério da Educação divulgou o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A lista de aprovados está acessível na página eletrônica do Sisu e na central de atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161. Mais de 26 mil candidatos foram aprovados na primeira chamada. As vagas não preenchidas referem-se a políticas afirmativas.

Os candidatos aprovados terão os dias 27 e 28 de junho para fazer a matrícula na instituição de ensino para a qual foram aprovados. A documentação necessária pode ser consultada no boletim de acompanhamento do estudante, disponível no sistema ou junto às instituições. Os estudantes selecionados na primeira chamada em sua primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores, mesmo aqueles que não fizerem a matrícula.

Em cinco dias, o Sisu registrou um total de 849.359 inscrições realizadas por 446.508 candidatos. Neste processo, são oferecidas 26.336 vagas em 48 instituições públicas de ensino superior.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Apuiarés: Adel e Banco do Nordeste realizam palestra sobre Pronaf Jovem

 
No último dia 14 de junho, aconteceu no Centro Comunitário Cecília Ieda em Apuiarés, mais um encontro de mobilização dos jovens do município para o Projeto Empreendedorismo do Jovem Rural.

O evento foi apresentado pela gerente de projetos de jovens da Adel – Aurenir Luz e começou com o cadastro dos jovens presentes no local. O projeto pretende atender 30 jovens em Apuiarés e um total de 100 jovens no Médio Curu, a ideia é capacitar os jovens para acessar o Pronaf jovem e implantar unidades produtivas em suas comunidades, recebendo assistência técnica da Adel.

Na ocasião, Adriano Castro, gerente de operações de crédito do Banco do Nordeste, ministrou palestra sobre as condições para acesso ao Pronaf Jovem. Os jovens puderam tirar dúvidas e relatar suas experiências com o acesso a crédito.

Após a palestra, a gerente de projetos de jovens da Adel fez a apresentação do Projeto Empreendedorismo Juvenil no Semiárido. “O objetivo do projeto é promover o empreendedorismo e o desenvolvimento do jovem rural do Território dos Vales do Curu e Aracatiaçu através de processos educativos e participativos, integrados à comunidade, visando à sustentabilidade e à garantia da qualidade de vida, tendo como consequência a melhora do meio rural,” reforça Aurenir.

O projeto contará com a colaboração dos jovens ADR's (Agentes de Desenvolvimento Rurais) formados pelo Programa Empreendedorismo do Jovem Rural - PEJR.

Estavam presentes no evento, Wagner Gomes, diretor executivo da Adel, Edmundo Soares, presidente do Conselho de Desenvolvimento Territorial – CDT, Nívea, representante da Secretaria de Agricultura de Apuiarés, Iris Maria, representante do segmento de juventude da Fetraece, Everardo Alves, presidente da Associação dos Apicultores de Lagoa das Pedras, Alzirene presidente da Associação de Riacho do Paulo, além de representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apuiarés.

Fonte: http://adel-ce.blogspot.com/

UFC e SEDUC parceiras na Escola Profissionalizante de Pentecoste


Foi inaugurada na manhã de hoje (21), pelo Governador Cid Gomes, a Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste, na qual a Universidade Federal do Ceará atuará como cogestora. Na ocasião, o Governador e o Vice-Reitor Henry Campos assinaram convênio que formalizou a parceria pelo qual a UFC dará suporte às atividades desenvolvidas na escola, para viabilizar a implantação da metodologia da aprendizagem cooperativa. A intermediação entre Escola e UFC será feita por meio da Coordenadoria de Articulação Escola-Universidade, integrada pelos professores Manuel Andrade Neto, Ana Célia Moura e Audísio Dias Filho.

O Prof. Manuel Andrade Neto é coordenador do Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece) e do Programa Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa, da Pró-Reitoria de Graduação. A Profª Ana Célia Clementino Moura é do Departamento de Letras Vernáculas e Francisco Audísio Dias Filho, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica.

A Secretária de Educação Isolda Cela  ressaltou as iniciativas de sua Pasta que tem buscado “se ancorar em boas parcerias, como essa com a Universidade Federal do Ceará”. Em sua fala, o Secretário da Fazenda Mauro Filho citou que faz parte dos quadros da Universidade, como professor de Economia, e destacou a importância da presença da UFC  naquele empreendimento. 

O Prefeito Bosco Tabosa também fez referência ao papel importante da UFC na região há algum tempo, e ao citar o Programa de Educação em Células Cooperativas, (Prece) e, o nome do Prof. Manuel Andrade Neto, foi muito aplaudido. Afirmando que aquela parceira entre a Escola recém-inaugurada e a Universidade era inédita no País, o Vice-Reitor Henry Campos referiu-se às atividades do Prece que há 15 anos atua no Interior do Ceará proporcionando a estudantes a oportunidade de ingressar no ensino superior.

A Universidade Federal do Ceará é hoje a instituição brasileira com maior experiência em aprendizagem cooperativa, assegura o Prof. Manuel Andrade, ressaltando que o convênio com a Escola é um momento de mostrar o quanto a Instituição tem desenvolvido trabalhos de ensino e extensão na região, através dos projetos gerados pelo Prece. Ele espera que os estudantes da UFC possam fazer estágio em docência, realizar projetos de pesquisa e extensão, bem como cursos a distância do Instituto UFC Virtual, complementa.

O Governador Cid Gomes citou as oportunidades de emprego que estão surgindo no Ceará atrelados aos grandes empreendimentos e instalação de indústrias e enfatizou que de nada adiantaria  mercado de trabalho se não houvesse mão-de-obra qualificada. A EEEP Alan Tabosa é a 75ª inaugurada no Estado, tem capacidade para absorver 560 alunos e em seu primeiro ano funcionará com 160, informou a Secretária Isolda Cela, acrescentando que mais 20 equipamentos semelhantes serão inaugurados ainda este ano.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (fone: 85 3366 7331 e 3366 7332)
Fotos: Davi Pinheiro

Pentecoste recebe 75ª Escola Profissional do Estado


O governador Cid Gomes e a secretária Izolda Cela inauguram hoje (21), às 9 horas, a Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste, município da região do Vale do Curu, vizinho a São Gonçalo do Amarante. A nova unidade funcionará em tempo integral, das 7 horas às 17 horas, e terá capacidade para matricular 540 alunos. A iniciativa recebeu aporte financeiro dos Governos Federal e Estadual, no valor de R$ 8,3 milhões.
Nesta escola, a de número 75, implantada pela atual gestão, o estudante fará, ao mesmo tempo, o Ensino Médio e um dos quatro cursos técnicos: Informática, Agroindústria, Aquicultura e Comércio. Para a oferta, a Secretaria da Educação (Seduc) considera a vocação econômica local. No caso de Pentecoste, as principais atividades são a agropecuária, pesca, indústria e serviços.
O prédio de 4,5 mil metros quadrados abriga 12 salas de aula, Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. Haverá também um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A EEEP Alan Pinho Tabosa foi construída no padrão, determinado pelo MEC para escolas profissionais. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).
Com a nova EEEP, o Governo do Estado terá implantado 75 unidades de Educação Profissional em todo o Ceará. Essas escolas contam um total de 28 mil alunos e têm como objetivo promover a preparação dos jovens cearenses para o mundo do trabalho.

Serviço:
Inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa
Data: 21/06/2011
Horário: 9 horas
Endereço: Rua Maria Menezes Furtado, s/n – bairro: Vila Nova
Município: Pentecoste